(84) 3206-9330 | Seg - sex: 08h - 17h Av. Rui Barbosa, 1868 - Lagoa Nova, Natal/RN

Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas - Neurocirurgia - Hérnia De Disco

Você já se encontrou em meio aos desafios impostos pela hérnia de disco? Este distúrbio ortopédico, que ocorre quando um dos discos que ficam entre as vértebras da coluna se desloca, é o tema central de nossa exploração hoje. Com uma incidência maior em pessoas que realizam esforços físicos repetitivos ou que mantêm uma postura inadequada por longos períodos, a hérnia de disco pode afetar gravemente a qualidade de vida de um indivíduo, trazendo dor e limitação de movimentos.

Desvende os mistérios por trás dessa condição que pode ser confundida com problemas comuns de coluna ou outras neuropatias. Conheça as causas, que geralmente estão relacionadas a desgastes naturais do disco intervertebral, obesidade ou levantamento incorreto de pesos, e entenda os sintomas que podem variar de uma dor surda a uma sensação de queimação ou choque elétrico.

Mergulhe no universo das opções de tratamento disponíveis, que vão desde medidas conservadoras como fisioterapia e uso de medicamentos anti-inflamatórios, até procedimentos cirúrgicos em casos mais graves, todos visando proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Prepare-se para uma jornada de conhecimento com o Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas, um especialista em Neurocirurgia e em procedimentos intervencionistas avançados para o tratamento da dor que está pronto para guiá-lo através dos detalhes intricados desta condição neurológica.

Não perca tempo! Agende sua consulta online com facilidade e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais confortável e sem dor.

As informações oferecidas neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta da WEB de medicina e saúde, tem o propósito puramente informativo com orientação educativa à sociedade. Não substituem opinião médica em atendimento formal e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. Diretor técnico médico – Sérgio Adrian Fernandes Dantas – CRMRN – 4462. Especialista em Neurocirurgia ( RQE – 1674) e no tratamento da dor ( RQE – 1673)
A hérnia de disco é uma das principais causas de dor nas costas, pescoço, irradiando para braços ou pernas.

A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral, porém, é mais frequente na região da coluna lombar, especialmente nos níveis mais inferiores, entre a quarta e a quinta vértebra lombar (L4-L5) ou entre a quinta vértebra lombar e a primeira sacral (L5-S1), comprimindo o nervo ciático.

Entenda a anatomia da coluna vertebral

A coluna vertebral é um conjunto de ossos (vértebras) e no seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal. Os nervos que fazem a comunicação da medula com as diversas partes do corpo (braços e pernas, por exemplo), passam através de pequenos orifícios laterais da coluna vertebral.

Entre uma vértebra e outra, existe o disco intervertebral, que é uma espécie de amortecedor, tendo a função de diminuir a força do impacto do peso e também de evitar o atrito entre as vértebras.

O disco intervertebral é uma estrutura arredondada, formada por 2 componentes:

– O núcleo pulposo – É o componente central do disco, tipo um gel e contém água.

– O anel fibroso – É a parte periférica do disco, mais resistente, que mantém o núcleo pulposo no centro do disco.

Além disso, existem músculos, ligamentos e tendões inseridos na coluna vertebral, que dão a sustentação e fazem os movimentos.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é decorrente da ruptura do anel fibroso do disco intervertebral, deixando sair o núcleo pulposo para dentro do canal vertebral, podendo este conteúdo, comprimir a medula espinhal ou algum nervo do braço ou da perna.
A compressão da hérnia causa uma inflamação no nervo, produzindo a dor que pode ter intensidade variada (leve, moderada ou muito forte).

O que causa a hérnia de disco? Por que isso acontece?

Na maioria das vezes, a hérnia de disco ocorre como consequência do desgaste natural causado pelo envelhecimento que provoca a degeneração do disco intervertebral.

Com o passar do tempo e o uso, os discos intervertebrais perdem a elasticidade e a resistência, tornando-se mais frágeis e propensos a rupturas.

Outros fatores de risco que contribuem para o surgimento de hérnia de disco, incluem:
  • Predisposição genética
  • Excesso de peso
  • Tabagismo
  • Movimentos inadequados, repetitivos que sobrecarregam a coluna vertebral, especialmente ao levantar peso.
  • sedentarismo
  • Traumatismos na coluna
  • Movimentos de inclinação e rotação do tronco, de forma intensa e repetitiva.
  • Doenças congênitas ou do tecido conjuntivo
Quais são os sintomas da hérnia de disco?

Os sintomas da hérnia de disco variam dependendo da região afetada na coluna vertebral (cervical, torácica ou lombar).

Na coluna cervical
  • Dor atrás do pescoço, podendo irradiar para o ombro até a mão.
  • Formigamentos no membro superior.
  • Fraqueza no membro superior.
  • Em casos graves que comprimem a medula, podem causar fraqueza em braços e pernas.
Na coluna torácica
  • Dor nas costas, podendo irradiar pelas costelas.
  • Se houver compressão na medula, pode causar fraqueza nas pernas e descontrole esfincteriano.
  • Raramente ocorre na região torácica.
Na coluna lombar
  • Dor nas costas, na região lombar, podendo irradiar para nádega e perna, até o pé (lombociatalgia).
  • Formigamentos e dormência na perna e no pé.
  • Fraqueza muscular na perna ou no pé.

A dor pode ser descrita como fisgada, pontada, agulhada, choque, em aperto, cansada, aguda ou insuportável.

Quando a hérnia de disco é uma urgência (quando é grave)?

A hérnia de disco é uma urgência médica quando a pessoa apresenta dormência ou perda da sensibilidade (como se estivesse anestesiado), na região das nádegas, do ânus e da genitália ou com alteração esfincteriana (perda do controle para urinar ou defecar).

Também em situações de paralisia muscular.

Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco?

O diagnóstico da hérnia de disco é feito através da história clínica e do exame físico.

Exames radiológicos como tomografia ou ressonância magnética da coluna vertebral são úteis quando confrontados com o quadro clínico do paciente. Estes exames mostram protrusões discais (apenas uma saliência do disco), até a hérnia extrusa no canal.

A radiografia simples da coluna vertebral (Raio-X), não mostra hérnia de disco. Pode ser solicitada para afastar outras causas de dor nas costas, como fraturas de vértebras e desalinhamento da coluna.

Dependendo do tempo dos sintomas e do quadro clínico, a eletromiografia, exame que avalia a integridade dos nervos, pode ser solicitada.

Como prevenir/evitar o surgimento da hérnia de disco?

Algumas medidas e comportamentos ajudam a diminuir o risco de uma pessoa ter uma hérnia de disco, por exemplo:

  • Manter o peso corporal adequado.
  • Fazer exercícios físicos regulares para fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral, com orientação especializada.
  • Manter postura corporal adequada.
  • Não fumar.
  • Evitar ficar muito tempo sentado.
  • Evitar atividades de alto impacto na coluna, com saltos, por exemplo.
Qual o tratamento para a hérnia de disco?

Cerca de 90% das pessoas com hérnia de disco melhoram com o tratamento conservador, sem a necessidade de cirurgia.

  • Medicamentos – O tratamento inicial é feito com medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, remédios para dor neuropática (anticonvulsivantes e antidepressivos) e relaxantes musculares.
  • Infiltrações – Podemos utilizar injeções de corticoide e anestésicos locais na proximidade dos nervos afetados, em casos refratários ao tratamento por via oral.
  • Fisioterapia – Várias técnicas de fisioterapia, como o pilates, podem ser utilizadas para melhora da dor e reforço dos músculos.
  • Cirurgia – A cirurgia para tratamento da hérnia de disco consiste na descompressão do nervo, através da retirada dos fragmentos do disco herniado que estão apertando a raiz nervosa.

Deve ser considerada apenas quando não houver controle dos sintomas com o tratamento conservador e nas situações que caracterizam uma emergência, conforme explicado acima.

Quais as complicações da hérnia de disco?

Dependendo da intensidade e do tempo de compressão nas estruturas nervosas, a hérnia de disco pode causar dor crônica na perna (ciatalgia neuropática), fraqueza muscular, alterações da sensibilidade (dormência e formigamento) e distúrbios esfincterianos.

As informações oferecidas neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta da WEB de medicina e saúde, tem o propósito puramente informativo com orientação educativa à sociedade. Não substituem opinião médica em atendimento formal e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. Diretor técnico médico – Sérgio Adrian Fernandes Dantas – CRMRN – 4462. Especialista em Neurocirurgia ( RQE – 1674) e no tratamento da dor ( RQE – 1673)

Agende sua consulta com Facilidade!

Agende sua consulta online em poucos cliques. 
Escolha a data e o horário que mais lhe convêm e deixe o resto conosco.

Agende consulta hoje mesmo!

Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco por telefone, e-mail ou WhatsApp. Estamos sempre prontos para ajudar.