Conheça outros sintomas e doenças!
Você já se encontrou em meio aos desafios impostos pela dor nas costas? Esta condição, que é uma das queixas mais comuns em consultórios médicos, é o tema central de nossa exploração hoje. A dor nas costas pode afetar pessoas de todas as idades e, muitas vezes, está relacionada a hábitos de vida, postura e condições de trabalho, podendo interferir significativamente na qualidade de vida de um indivíduo.
Desvende os mistérios por trás dessa condição que pode ser confundida com problemas mais graves, como doenças renais ou problemas cardíacos. Conheça as causas, que podem incluir desde tensão muscular até hérnia de disco, e entenda os sintomas que podem variar de uma dor surda e constante até uma dor aguda e incapacitante.
Explore as opções de tratamento disponíveis, que vão desde medidas conservadoras, como fisioterapia e uso de medicamentos analgésicos, até procedimentos cirúrgicos em casos mais graves, todos visando proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
Junte-se a nós em uma jornada de conhecimento com o Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas, um especialista em Neurocirurgia e em procedimentos intervencionistas avançados para o tratamento da dor que está pronto para guiá-lo através dos detalhes complexos desta condição tão comum e, ao mesmo tempo, tão impactante na vida das pessoas.
Não deixe para depois! Agende sua consulta online de maneira prática e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais confortável e sem dor.
É a dor que acomete a região dorsal do tronco, podendo irradiar para pernas e braços. Quando a dor nas costas ocorre na parte inferior, entre as costelas e a bacia é chamada de lombalgia.
A dor nas costas é uma queixa muito frequente na população em geral. Estima-se que 80% das pessoas terão, em alguma fase da vida, dores nas costas, sendo que na maioria das vezes, a dor melhora espontaneamente após 2 meses.
As dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores e doenças, incluindo:
- Distensão muscular – Problemas musculares como contraturas ou distensões são considerados como as mais frequentes causas de dor nas costas. Geralmente decorrentes de vícios de postura, esforços físicos e falta de condicionamento muscular.
- Além de comprometimento dos músculos, podem ocorrer lesões de tendões e ligamentos.
- Coluna vertebral – Alterações na coluna vertebral como escoliose, hérnia de disco, desgaste nas facetas articulares, escorregamento de vértebras (espondilolistese), fraturas, estreitamento do canal vertebral (estenose), também são causas frequentes de dor nas costas.
- As alterações degenerativas da coluna vertebral podem comprimir algum nervo e causar a ciatalgia ou dor na perna, quando o problema ocorre na região lombar.
- Reumatismo – Doenças reumáticas como artrites e a espondilite anquilosante causam dor, inflamação e enrijecimento (perda da mobilidade) da coluna vertebral.
- Na espondilite anquilosante a dor piora com o repouso e melhora com a movimentação. É mais comum nos homens e geralmente os sintomas começam no fim da adolescência até os 40 anos de idade.
- Tumores – Doenças oncológicas como mieloma múltiplo, metástases e outros tumores podem ser causa de dor nas costas.
- Problemas nos Rins – Doenças que afetam os rins como a pielonefrite, que é uma infecção e o cálculo renal ou pedras nos rins, são causas de dor forte nas costas, também chamada de cólica renal.
- Aneurisma de aorta abdominal – O aneurisma é uma dilatação que ocorre numa parte de uma artéria e quando acontece na aorta abdominal, pode ser causa de dor, tanto na barriga quanto nas costas.
- Doenças dos pulmões – Algumas doenças pulmonares também podem causar dores nas costas, inclusive os tumores que afetam a região do tórax.
- Doenças do coração – O infarto do miocárdio pode cursar com dor irradiando para as costas, além de outros sintomas, como por exemplo, dor no lado esquerdo do peito, em aperto pontada ou peso, irradiando para o pescoço, axila ou braço esquerdo, podendo afetar o braço direito.
Pode ocorrer também palidez, suor frio, mal estar, dormência ou formigamento no braço esquerdo, dificuldade para respirar e dor no estômago com enjoo e tontura.
- Idade – Quanto maior a idade, maior a chance da pessoa ter dor nas costas.
- Falta de exercícios – A falta de condicionamento muscular favorece o aparecimento de dor nas costas. Se os músculos que sustentam a coluna vertebral estiverem bem preparados, menor a chance de ocorrer dor nas costas.
- Excesso de peso – O aumento da carga de peso sobre a coluna vertebral aumenta o desgaste nos discos, ligamentos, articulações e músculos, causando dor.
- Depressão e ansiedade – Pessoas com depressão e ansiedade tem mais facilidade de desenvolver dor nas costas.
- Doenças – Pessoas com doenças como as citadas acima, tem maior chance de apresentar dor nas costas. A osteoporose, que causa perda da massa óssea, torna os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.
- Posturas incorretas – Pessoas que não atentam para o correto posicionamento do corpo ao realizar movimentos ao sentar, pegar algum peso, abaixar e levantar, sobrecarregando a coluna vertebral e os músculos dessa região, são mais propensas a ter dor nas costas.
- Tabagismo
Você pode evitar/prevenir dor nas costas mantendo hábitos saudáveis que mantenham os músculos fortes e flexíveis e controlando os fatores de risco, por exemplo:
- Exercício físico regular – De preferência com orientação técnica.
- Manter o peso adequado.
- Manter postura adequada do corpo.
- Não fumar.
- Inclua alongamento muscular na sua rotina.
- Evite ficar na mesma posição por muito tempo. Faça pausas durante movimentos repetitivos.
- Tenha uma boa qualidade no sono.
O tratamento adequado para a dor nas costas depende essencialmente do correto diagnóstico do problema que está causando a dor, e assim, o médico poderá orientar o melhor tratamento para cada pessoa.
Para as dores nas costas de causa muscular, como ocorre na maioria das vezes, pode ser indicado:
- Medicamentos – O médico pode prescrever analgésicos, anti inflamatórios, relaxantes musculares para aliviar a dor.
- Medidas físicas – Massagens, quiropraxia, fisioterapia que utiliza diversas técnicas para alívio da dor.
- Acupuntura
- Repouso
- Injeções – Algumas drogas como corticoides e anestésicos locais podem ser utilizadas.
Nos casos de dor nas costas de origem na coluna vertebral, pode haver necessidade de algum procedimento minimamente invasivo, como a rizotomia por radiofrequência, por exemplo ou até mesmo, de cirurgia para descomprimir nervos e/ou estabilizar as vértebras.
As informações oferecidas neste site seguem os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta da WEB de medicina e saúde, tem o propósito puramente informativo com orientação educativa à sociedade. Não substituem opinião médica em atendimento formal e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. A publicação de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. Diretor técnico médico – Sérgio Adrian Fernandes Dantas – CRMRN – 4462. Especialista em Neurocirurgia (RQE – 1674) e no tratamento da dor (RQE – 1673)
Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas
Neurocirurgia | CRM/RN 4462 | RQE 1674 | RQE 1673
Conheça outros sintomas e doenças!
Agende sua consulta com Facilidade!
Agende sua consulta online em poucos cliques.
Escolha a data e o horário que mais lhe convêm e deixe o resto conosco.
Agende consulta hoje mesmo!
Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco por telefone, e-mail ou WhatsApp. Estamos sempre prontos para ajudar.