Conheça as cirurgias
Você já ouviu falar sobre a cirurgia do túnel do carpo? Este procedimento cirúrgico, que visa aliviar a pressão sobre o nervo mediano no punho, é o foco central de nossa discussão hoje. Com uma prevalência maior em pessoas que realizam movimentos repetitivos com as mãos, a síndrome do túnel do carpo pode afetar significativamente a qualidade de vida de um indivíduo, causando dor, dormência e fraqueza na mão e no antebraço.
Desvende os mistérios por trás dessa cirurgia que pode ser realizada através de duas técnicas principais: a cirurgia aberta e a cirurgia endoscópica. Conheça as causas da síndrome do túnel do carpo, que podem incluir artrite reumatoide, diabetes e hipotireoidismo, e entenda os sintomas que geralmente começam gradualmente e podem piorar durante a noite.
Explore as opções de tratamento disponíveis, que além da cirurgia, podem incluir uso de talas, medicamentos e fisioterapia, todos visando proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
Prepare-se para uma jornada de conhecimento com o Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas, um especialista dedicado ao tratamento da dor que está pronto para guiá-lo através dos detalhes intricados deste procedimento cirúrgico.
Não perca tempo! Agende sua consulta online com facilidade e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais confortável e com mãos mais saudáveis.
A cirurgia do túnel do carpo, também chamada de cirurgia da mão, é o procedimento realizado para tratar uma das principais causas de dor e formigamento na mão, a síndrome do túnel do carpo, que ocorre em razão da compressão do nervo mediano na região do punho.
A cirurgia é feita através de um pequeno corte na palma da mão, próximo ao punho e consiste na abertura do canal (túnel) do carpo através da secção (corte) de uma estrutura rígida chamada de ligamento transverso do carpo, liberando, descomprimindo o nervo mediano que passa por este canal.
A cirurgia pode ser feita através de 2 técnicas:
- Técnica aberta (tradicional) – conforme descrita acima.
- Técnica endoscópica – O cirurgião utiliza uma pequena câmera por dentro do canal do carpo para fazer a liberação do nervo.
Geralmente fazemos a cirurgia do túnel do carpo sob anestesia local e sedação.
A cirurgia deve ser indicada nos casos moderados e graves, que não melhoram com o tratamento conservador.
O resultado esperado é a melhora da dor e do formigamento na mão, entretanto, podem persistir sintomas sensitivos (diminuição da sensibilidade, formigamentos), dependendo do grau de comprometimento do nervo causado pela compressão.
A cirurgia descompressiva do nervo mediano também tem o objetivo de evitar a piora dos sinais e sintomas da síndrome do túnel do carpo.
Para melhor recuperação da força muscular na mão, a cirurgia deve ser feita antes que ocorra atrofia dos músculos da mão, facilitando a reabilitação motora com a fisioterapia.
- Infecção
- Dor local
- Hemorragia
- Lesão do nervo mediano
- Problema na cicatrização
- Síndrome Dolorosa Regional Complexa
- Manter a mão elevada por 48 horas, usando uma tipoia durante o dia e , à noite, mantendo a mão apoiada em um travesseiro.
- Evitar fazer movimentos bruscos e intensos na mão por pelo menos 2 semanas.
- Manter a limpeza da ferida operatória com curativos e tomando medicação sintomática em caso de dor.
- Deve realizar movimentos leves que não causem dor ou desconforto na mão.
Não! Nestes casos, devemos operar primeiro a mão mais comprometida, aguardar pelo menos 3 meses para operar a outra mão.
Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas
Neurocirurgia | CRM/RN 4462 | RQE 1674 | RQE 1673
Conheça outros sintomas e doenças!
Agende sua consulta com Facilidade!
Agende sua consulta online em poucos cliques.
Escolha a data e o horário que mais lhe convêm e deixe o resto conosco.
Agende consulta hoje mesmo!
Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco por telefone, e-mail ou WhatsApp. Estamos sempre prontos para ajudar.