Conheça outros sintomas e doenças!
Você já ouviu falar em tremor essencial? Este distúrbio neurológico, que se manifesta principalmente através de movimentos rítmicos e involuntários em diferentes partes do corpo, é o foco central de nossa discussão hoje. Com uma prevalência maior após os 40 anos, o tremor essencial pode afetar significativamente a qualidade de vida de um indivíduo, interferindo em tarefas simples do dia a dia e até mesmo na comunicação.
Desvende os mistérios por trás dessa condição que pode ser confundida com outras doenças, como a de Parkinson e esclerose múltipla. Conheça as causas, que muitas vezes estão ligadas a alterações genéticas, e entenda os sintomas que podem se agravar com estresse emocional, cansaço, e outros fatores.
Explore as opções de tratamento disponíveis, desde medicamentos até intervenções cirúrgicas modernas e seguras, que prometem aliviar os sintomas e proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
Prepare-se para uma jornada de conhecimento com o Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas, um especialista em neurocirurgia que está pronto para guiá-lo através dos detalhes intricados desta condição neurológica.
Não perca tempo! Agende sua consulta online com facilidade e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais confortável e autônoma.
O tremor é um movimento rítmico e involuntário de uma parte do corpo. O tremor essencial é uma doença neurológica caracterizada pelo tremor, geralmente nas mãos e braços, sendo o mais frequente distúrbio do movimento. Pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum após os 40 anos. O tremor tem um comportamento lentamente progressivo, aumentando de intensidade com o passar do tempo, podendo afetar outras partes do corpo como a cabeça, a boca, a voz e acometer os dois lados do corpo.
- Começa de forma gradual, afetando principalmente os membros superiores (mão e braços), progredindo para ambos os lados, sendo mais intenso em um lado do corpo;
- Piora na realização de algum movimento;
- Pode se agravar com estresse emocional, cansaço, após ingesta de café, temperaturas extremas, febre e baixo nível de açúcar (glicose) no sangue;
- Pode afetar a cabeça (com movimentos de “afirmação” ou “negação”), a boca e a língua;
- As pernas são raramente afetadas.
O tremor essencial pode causar grandes limitações na vida da pessoa, especialmente na fase avançada da doença, com repercussão na esfera social, profissional e afetiva. Alguns exemplos:
- Dificuldade ou impossibilidade de segurar um copo com líquido e beber;
- Dificuldade ou impossibilidade de se alimentar;
- Dificuldade para falar;
- Dificuldade ou impossibilidade em executar tarefas básicas como higiene pessoal, pentear o cabelo, escrever;
- Dificuldade para caminhar;
- Alteração na coordenação dos movimentos.
- Doença de Parkinson;
- Tremor fisiológico exacerbado;
- Tremor devido a outras doenças como, esclerose múltipla, doença cerebelar.
O tratamento é baseado na prescrição de medicamentos, reabilitação motora e cirurgia.
Medicamentos: A medicação é a primeira linha de tratamento para pacientes com tremor essencial e deve ser prescrita quando os sinais/sintomas começam a interferir nas atividades diárias da pessoa. Casos com sintomas leves podem não necessitar de tratamento.
O neurologista dispõem de várias classes de remédios que podem ser usados para aliviar os sintomas do tremor essencial, incluindo os beta-bloqueadores (usados normalmente para hipertensão arterial), anti-convulsivantes, bloqueadores de canais de cálcio e ansiolíticos (calmantes).
- Toxina botulínica: A aplicação da toxina botulínica pode ser feita em alguns pacientes refratários ao tratamento com medicação via oral. A toxina botulínica interrompe a comunicação do nervo com o músculo, evitando a contração muscular. Pode causar uma fraqueza temporária no membro afetado.
- Reabilitação motora: A fisioterapia, a terapia ocupacional e a fonoaudiologia auxiliam na melhora da qualidade de vida do paciente.
- Cirurgias: Cirurgia Pacientes que não controlam os sinais/sintomas do tremor essencial com drogas, podem se beneficiar com o tratamento cirúrgico para alívio do tremor, proporcionando mais autonomia, conforto e melhora na qualidade de vida.
Atualmente, a cirurgia mais moderna e segura para tratar pacientes com tremor essencial é a estimulação cerebral profunda, em que o neurocirurgião implanta 1 ou 2 pequenos e delicados eletrodos numa área específica do cérebro que será estimulada por uma baixa corrente elétrica (o paciente não percebe o estímulo) originada no gerador de pulsos que fica situado abaixo da pele, no tórax.
Dr. Sérgio Adrian Fernandes Dantas
Neurocirurgia | CRM/RN 4462 | RQE 1674 | RQE 1673
Conheça outros sintomas e doenças!
Agende sua consulta com Facilidade!
Agende sua consulta online em poucos cliques.
Escolha a data e o horário que mais lhe convêm e deixe o resto conosco.
Agende consulta hoje mesmo!
Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações? Entre em contato conosco por telefone, e-mail ou WhatsApp. Estamos sempre prontos para ajudar.